sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Programação completa do XI Encontro Ecumênico de Educação e Cultura para a Paz


Marcus Santurys
No próximo dia 15 de novembro será aberto o XI Encontro Ecumênico de Educação e Cultura para a Paz, organizado desde 2001 pelo Projeto Homospiritualis com o apoio de várias organizações. Como sempre, este já tradicional evento será realizado com muitas atividades culturais, palestras e boas energias. O tema do ano será
 “A hora e a vez do (re)envolvimento humano”.

Após séculos de (des)envolvimento, o ser humano se encontra sem referências e desconectado de seu próprio habitat, de seu corpo e de sua alma. Somente um paradigma que valorize e pense a vida de forma integral, será capaz de reencantar o mundo e renovar a esperança por um mundo mais saudável, solidário e pacífico.

Valorizar a vida em toda sua extensão é o objetivo do evento em 2012. Confirma a programação:

Dia 15 de novembro
Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, às 16 horas.
Cacique Ubiratã
Abertura: Marcos Roberto, instrutor de  Hatha-Yoga no projeto Homospiritualis, fará alguns exercícios de respiração e alongamento com os presentes; em seguida, Adilson Marques fará uma das meditações que compõe a Terapia Vibracional Integrativa (TVI) para, logo em seguida, os participantes acompanharem uma apresentação de danças étnicas com o  Grupo Yala Bina, de São Carlos, dirigido por Silvana Soares, e que comemora 10 anos de intensa atividade, atuando com bailarinos amadores e profissionais em vários eventos pelo Brasil na divulgação da dança do ventre e do folclore árabe.
Palestra: Após a abertura, o Cacique Ubiratã, nascido e criado na aldeia Bananal, em Peruíbe/SP, formado em Pedagogia na USP e membro titular do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo, fará uma palestra sobre o projeto de sustentabilidade que sua aldeia realiza, utilizando a Jussara, um alimento tão rico e  saboroso quanto o açaí, mas típico da mata atlântica. Estimular o seu consumo na região sudeste é uma forma de ajudar as aldeias indígenas a se manter de forma sustentável.

Grupo Fernanda Simões
Dia 16 de novembro
Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, às 14 horas.
Vivências de danças circulares e corporeidade (o sagrado feminino):  O segundo dia do evento terá vários eventos valorizando o corpo, o feminino e a participação mística através das danças circulares. Estarão presentes com toda sua experiência, Jussara Ruas, terapeuta holística, com especialização em Biopsicologia; Nara Vieira, terapeuta corporal, focalizadora de danças circulares e especialista no Método Bertazzo; e o grupo de dança Fernanda Simões, um dos mais conhecidos e experientes da cidade de São Carlos.

Dia 17 de novembro
Biblioteca Municipal Amadeu Amaral, às 10 horas.
Debate: São Carlos necessita de um Conselho Municipal da Diversidade Religiosa? No evento será debatido o projeto de lei enviado para a câmara municipal pelo vereador Robertinho Mori (PV), propondo a criação do conselho, uma bandeira, desde 2010, do projeto homospiritualis.
Biblioteca Municipal Amadeu Amaral, às 14 horas.
Palestras e lançamento de livros: O terceiro dia do evento terá várias palestras abordando diferentes temas relacionados com a valorização da tolerância religiosa e, em seguida, por volta das 16 horas, os palestrantes estarão lançando seus livros em São Carlos. Entre eles, estarão presentes os professores Adilson Marques e Ney Vilela.

Dia 18 de novembro
Ponto de Cultura Espaço sete, às 09 horas.
Encerramento:  Este ano, a atração de encerramento será o Espetáculo Masala Índia Brasil, com apresentação musical e de dança com Marcus Santurys, premiado pelo Consulado Geral e Embaixada da Índia, e aluno de sitar de Ravi Shankar; e Cris Saphyra, dançarina que se aprimorou na Índia, Rajastão e Turquia.

Outras informações pelo e-mail: homospiritualis_br@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário