sábado, 31 de março de 2012

Cultura de Paz e Mediunidade no XIII Simpósio Nacional de História das Religiões



Devagarinho, passo a passo, vamos conquistando a academia. Segue o resumo do trabalho que foi aprovado para o evento que acontecerá em maio, em São Luiz:

Em 1999 foi criado em São Carlos o projeto Homospiritualis cuja primeira ação foi a organização do Centro de Estudos e Vivências Cooperativas e para a Paz, um espaço cultural voltado para a difusão dos valores da Cultura de Paz, seguindo as orientações da UNESCO. Em 2001, através de 2 médiuns kardecistas, a mediunidade foi inserida no projeto e 7 pesquisas foram realizadas utilizando os recursos da História Oral, sendo 6 com os supostos espíritos e a última coletando informações sobre a história de vida de médiuns residentes nas cidades de São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto. Entre os anos de 2003 e 2010 os dados foram coletados e organizados e, a partir de 2011, foram editados na coleção de livros Cultura de Paz e Mediunidade. Entre os temas abordados nos livros estão: a visão dos supostos espíritos sobre as terapias complementares, sobre a Umbanda, sobre as psicosofias orientais (ensinamentos de Lao-Tsé, Krishna e Buda), entre outros. 
Apesar de ter utilizado a História Oral para entrevistar supostos espíritos, o projeto Homospiritualis por ter sido criado por pessoas das mais diferentes religiões, não tem uma posição formada sobre o fenômeno, aceitando apenas que "alguém" fala através dos médiuns, e é esse "algúem" que foi entrevistado, não importando, no momento, se é a "alma" de um morto, o "demônio", o inconsciente do médium ou outro processo psíquico qualquer. Entre as pesquisas realizadas e transformadas em livro se destaca a "História Oral, Imaginário e Transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito pai Joaquim de Aruanda", um "preto-velho que foi entrevistado entre os anos de 2005 e 2008 e que se manifesta através do médium Firmino José Leite. Foram 32 horas de entrevistas, todas gravadas em vídeo, e o suposto espírito transmite sua visão sobre a Umbanda, o Espiritismo, o Budismo e outros assuntos espiritualistas, como a caridade e o ecumenismo. Vários trechos das entrevistas podem ser acessadas no youtube, no canal do projeto homospiritualis em: www.youtube.com.br/homospiritualis.
O discurso do suposto espírito foi interpretado através da mitocrítica, heurística criada por Gilbert Durand. 
O projeto Cultura de Paz e Mediunidade valorizou o princípio 4 do manifesto 2000 e que fundamenta a proposta da UNESCO: ouvir para compreender.
Provavelmente, este projeto foi uma das poucas experiências sobre a mediunidade, realizada sem finalidade doutrinária ou voltada para o proselitismo religioso. O fenômeno foi utilizado para a coleta de dados, ou seja, a opinião dos supostos espíritos sobre algum tema proposto pelo grupo de pesquisa. Os médiuns que participaram da experiência são, em sua maioria, classificados pelo espiritismo como "médiuns inconscientes", ou seja, que não se lembram do que falaram ou fizeram durante o transe.

quinta-feira, 29 de março de 2012

veja algumas imagens da II Jornada de Educação e Espiritualidade de São Carlos

A II Jornada de Educação e Espiritualidade aconteceu na sede do Núcleo Cultural Rosa de Nazaré, no bairro Antenor Garcia. Educadores e pessoas da comunidade acompanharam as atividades (oficina, palestras e apresentações artísticas). Segue um pouco do que foi o evento:












































domingo, 4 de março de 2012

II Jornada de Educação e Espiritualidade de São Carlos



Desde 1999, o projeto Homospiritualis vem realizando na cidade de São Carlos um intenso trabalho de difusão da Cultura de Paz e da Diversidade Religiosa através de eventos que promovam a tolerância religiosa no município. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente, sendo elogiado por representantes do Comitê de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, instalado em novembro de 2011, em Brasília, pelo Governo Federal. 
Entre os vários eventos que realiza está a Jornada de Educação e Espiritualidade, que acontece a cada dois anos, e que não tem cunho doutrinário ou voltado para o proselitismo, buscando  estabelecer um diálogo com as religiões instituídas e grupos espiritualistas visando uma reflexão dialógica sobre o tema. 
Em 2012, o evento abordará a “emergência espiritual na escola” a partir do enfoque da Psicologia transpessoal, trazendo como convidada a doutora Sueli Meirelles, psicóloga clínica do CIT – colégio internacional de terapeutas – e da UNIPAZ.
O evento é gratuito e acontecerá na sede do Núcleo Cultural Rosa de Nazaré, no bairro Antenor Garcia, no dia 17 de março, sábado.
Programação:

das 10 às 12 horas - oficina "Viagem à gruta do coração" - através de técnicas da psicologia transpessoal, Sueli Meirelles focalizará a busca de soluções para conflitos internos e externos. A oficina tem vagas limitadas: 20 (ainda é possível se inscrever). A inscrição deve ser feita pelo e-mail: homospiritualis_br@hotmail.com
Será oferecido almoço para os inscritos na oficina.


das 14 às 17 horas - reflexão sobre o tema Quando a emergência espiritual acontece na escola.
a "emergência espiritual " é um dos conceitos chaves da Psicologia Transpessoal e pode eclodir na vida de qualquer um, independentemente da idade. Normalmente, ela eclode após a pessoa vivenciar fatos anomalísticos como visões de pessoas já falecidas, experiências de quase morte, projeção astral etc. Alguns estudiosos apontam um aumento significativo de casos de crianças que enxergam e conversam com familiares já falecidos ou que dizem se lembrar de supostas vidas passadas. Como tratar essas crianças? como esquizofrênicas, como tomadas pelo "demônio" ou ajudá-las a vivenciar essa "emergência espiritual" de forma sadia, garantindo sua qualidade de vida e equilíbrio psíquico?
Para a atividade da tarde não há a necessidade de inscrição.

endereço do Núcleo Cultural Rosa de Nazaré:
Rua José Geraldo Machado, 1274 - bairro Antenor Garcia - São Carlos/SP

outras informações: homospiritualis_br@hotmail.com

Participe do 13º aniversário do projeto Homospiritualis



No próximo dia 17 de março, sábado, o projeto Homospiritualis completará 13 anos de existência. O aniversário será comemorado com a II Jornada de Educação e Espiritualidade, tendo como convidada a psicóloga da UNIPAZ Sueli Meirelles, que estará lançando seu novo livro "Do divã à espiritualidade" e focalizando a oficina "Viagem à gruta do coração". O evento é gratuito e acontecerá no Núcleo Cultural Rosa de Nazaré, no bairro Antenor Garcia. Inscrições e outras informações através do e-mail homospiritualis_br@hotmail.com 

confira a programação de palestras para o mês de março




Dia 07 - palestra Deus não existe (da forma como você imagina)
palestrante: Adilson Marques
sinopse: um passeio pelas mais diferentes concepções humanas de Deus e a impossibilidade de estabelecer qualquer critério racional para se compreender a natureza intrínseca de Deus.

Dia 14 de março - audição do audio-book "Aprendendo a gostar de si mesmo", de Louise Hay, na voz de Juraciara Diácovo.

Dia 21 de março - exibição do vídeo "Chico Xavier inédito (parte 1)".
sinopse: documentário que reúne gravações com o médium Chico Xavier, apresentando faces de sua vida e de sua mediunidade. Neste documentário, encontramos Chico Xavier com 41 anos de idade recebe a visita de Pietro Ubaldi e psicografa uma mensagem atribuida a Franscisco de Assis, mensagem que se tornou famosa e que se difundiu pelos mais diferentes meios espiritualistas.

Dia 28 de março - palestra "A hora de colher, escolher e acolher"
palestrante: Adilson Marques
sinopse: uma reflexão instigante sobre a mudança planetária em que estamos inseridos.

As palestras, audições e exibições de videos acontecem às quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas,  e a entrada é franca.
Local: Núcleo de Animagogia e Práticas Bioenergéticas Rosa de Nazaré.
Rua 9 de julho, 1380, salas 15 e 21. Centro - Sâo Carlos/SP.
Outras informações: homospiritualis_br@hotmail.com