sexta-feira, 1 de maio de 2015

As quatro forças qualita para se atuar com a TVI



A Terapia Vibracional Integrativa (TVI) não utiliza símbolos e nem rituais religiosos para realizar os tratamentos bioenergéticos. Ela utiliza quatro forças que não são quantizáveis, mas são essenciais por serem atributos espirituais. Nesse sentido, são forças qualita (plural de qualitum).
O primeiro qualitum é a vontade. Ela é uma força espiritual fundamental. A vontade pode transitar do entusiasmo (agir com Deus dentro de si, ser tomado pela força divina) ao desânimo (sem alma). O entusiamo não depende de motivação externa para se manifestar, como acontece no "salto quântico" para um elétron mudar de órbita. O entusiasmo depende pura e simplesmente do próprio espírito. Por isso é uma força qualitum.
A segunda força é justamente o pensamento elevado. Como já afirmava Jung, não temos como quantificar o pensamento, mas podemos qualificá-lo. Focar em pensamentos positivos, otimistas, de harmonia etc. não vai transformar a matéria, mas nos dará força para enfrentar toda e qualquer vicissitude. Ao invés de focar na dicotomia ativo ou reativo, o pensamento elevado nos leva a agir ou a reagir sempre de forma compassiva e compreensiva, nos ajuda a ser benevolente em qualquer circunstância.
E a terceira força qualitum é o poder da imaginação criativa. Nossos pensamentos, sensações e percepções são frutos diretos do nosso imaginário. A energia dessa consciência imaginativa é importante para se obter e manter a saúde, pois essa força qualitum pode vitalizar as células do corpo físico, favorecendo a saúde dos órgãos e sistemas (digestivo, respiratório etc.).
Por fim, a quarta força qualitum é o amor. Esse é o atributo principal do espírito. Muitas doutrinas espiritualistas afirmam que o amor move o mundo. E alguns espíritos comunicantes afirmam que a energia irradiada pelo Sol e que mantém a vida em todo o sistema solar seria o amor emanado pelos seres que lá vivem. Enfim, o importante é compreender que o amor é o principal qualitum e ele é capaz de superar a ausência dos demais em um tratamento bioenergético.
Esses, portanto, são os quatro qualita necessários para se atuar com a TVI. Eles são universais e transreligiosos, o que torna a prática democrática, sem a necessidade de mestres, gurus, símbolos ou rituais de iniciação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário